Instituto Superior Técnico

Gabinete de Organização Pedagógica

Procedimentos e Prazos

Procedimentos

O calendário de avaliações para o ano lectivo seguinte, é definido e enviado pelos Coordenadores de Curso em Julho do ano actual e, de forma a centralizar todos os eventuais pedidos de alterações que possam surgir, informamos que as marcações de Testes e Exames deixaram de ser possíveis de efectuar pelos Docentes, através do Fénix. A introdução e alteração de avaliações será feita pelo GOP, e só poderá ser pedida/autorizada pelos Coordenadores de Curso.

Igualmente decorrente desta metodologia diferente de marcação das avaliações, informamos que o Conselho Pedagógico em conjunto com o GOP decidiram que:

  • Caso os Delegados de Curso dos Mestrados e/ou Mestrados Integrados pretendam entrar em contacto com o GOP poderão sempre fazê-lo através de pedido de reunião, para o efeito;
  • Para as disciplinas cujos exames sejam necessariamente em simultâneo com o Tagus Park, os horários escolhidos deverão ser: em dias úteis- 8h Alameda e Tagus Park;

Condições prévias

Agradecemos que os Delegados das Licenciaturas/Mestrados que partilham disciplinas entrem em acordo e /ou se reúnam antes de apresentarem propostas de datas aos Coordenadores de Curso, uma vez que nessa reunião vão ficar definidas todas as datas. Poderão ter acesso aos contactos dos Delegados de todos os anos/cursos no Conselho Pedagógico.

Igualmente decorrente da nova metodologia de marcação das avaliações, informamos que o Conselho Pedagógico em conjunto com o GOP decidiram que:

  • As salas para as avaliações só serão atribuídas no inicio do mês de Outubro (1.º sem)/Março (2.º sem), a não ser que sejam pedidas antecipadamente pelos Docentes; após as salas estarem atribuídas não se aceitam alterações.
  • O GOP aceitará a alteração de horas nas avaliações já lançadas, até ao próximo dia 30 de setembro (1.º sem)/03 de março (2.º sem);
  • O GOP aceitará alterações pontuais de datas de avaliações, até ao final da segunda semana de aulas, quando aprovadas pelo CP;
  • A duração das avaliações é da responsabilidade do Docente ou da Coordenação do curso, excepto quando se realiza na época de exames. Neste sentido, agradecemos que os Docentes não se limitem a pedir a marcação da avaliação pelo tempo mínimo de duração de prova, devendo incluir além do tempo total de avaliação, o tempo de entrada e saída da sala e tempo extra para possíveis atrasos. Por norma, numa avaliação com duração de 1h30, deverá ser pedida a reserva de salas para 2h. Na época de exames, todas as avaliações têm a duração de 2h, conforme os blocos disponíveis no Campus Alameda e Tagus Park, e terão duração inferior a 2h quando explicitamente indicados pelo Docente.

 

Prazos a não esquecer (2023/2024)

Até 14 de Julho

Entrega do calendário de avaliações anual pela Coordenação de Curso, ao GOP e ao CP

Até 31 de Julho

Publicação no Fénix (página de disciplina/avaliações) das datas das avaliações de 1º semestre, enviadas pelos Coordenadores de Curso.

Até 22 de Setembro

Pedidos de alteração de horas e casos excecionais para o 1.º semestre, pela Coordenação de Curso

Até 06 de Outubro

Atribuição de salas para os Exames de 1.º semestre no Fénix

Até 22 de Dezembro

Publicação no Fénix (página de disciplina/avaliações) das datas de avaliações para o 2.º semestre, enviadas pelos Coordenadores de Curso.

Até 10 de Fevereiro

Confirmação das datas de avaliações de 2.º semestre enviadas em Julho, pela Coordenação de Curso

Até 23 de Fevereiro

Pedidos de alteração de horas e casos excecionais para o 2.º semestre,

pela Coordenação de Curso

Até 08 de Março

Atribuição de salas para os Exames de 2.º semestre no Fénix