Instituto Superior Técnico

Gabinete de Organização Pedagógica

Regulamentação

Informação aos Delegados / Alunos / Docentes

  1. Só poderão ser marcadas datas de exame no Período de Exames indicado no Calendario Escolar 2018 19:
    • 1.º semestre – Época Normal (4 de Janeiro a 22 de Janeiro de 2019), Época de Recurso (28 de Janeiro a 5 de Fevereiro de 2019)Nota – não poderão ser marcadas avaliações entre 2 de Janeiro e 3 de Janeiro, devido a ser um período de preparação para exames
    • 2.º semestre – Época Normal (7 de Junho a 25 de Junho de 2019), Época de Recurso (02 de Julho a 10 de Julho de 2019)Nota – não poderão ser marcadas avaliações entre 3 de Junho a 6 de Junho, devido a ser um período de preparação para exames
  2. De segunda a sexta-feira existem quatro turnos de exames: 8h, 11h30m,15h, 18h30m.
  3. A distribuição dos exames, por ano curricular e por turno é feita, no campus da Alameda e sempre que possível, da seguinte forma:
Turno Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado
8h 1º e 5º anos 2º ano 3º ano 4º ano 1º e 5º anos
11h30 2º ano 3º ano 4º ano 1º e 5º anos 2º ano
15h 3º ano 4ºano 1º e 5º anos 2º ano 3º ano
18h30 4º ano 1º e 5º anos 2º ano 3º ano 4º ano
  • São exceções a esta distribuição UC transversais, nomeadamente, Álgebra Linear, Cálculo Diferencial e Integral I e II, Análise Complexa e Equações Diferenciais, Probabilidades e Estatística e Matemática Computacional e Gestão que, devido à sua dimensão, poderão ter mais do que um turno de avaliação no mesmo dia. Estas disciplinas não ficam sujeitas ao quadro em cima sendo a sua marcação feita antecipadamente em termos de dias e horas pelo GOP e pelo Conselho Pedagógico e disponibilizado por estes em tempo útil a todos os coordenadores e delegados para marcação dos restantes exames.
  • Na Época de exames, não deverão existir marcações de exames sobrepostas entre UC do mesmo ano curricular. Na Época de Recurso, uma vez que o n.º de dias é reduzido, não se aplicam as regras de sobreposição, com excepção das referentes às UC Estruturantes, adiante descritas.
  • Dentro do período  de Exames não podem haver avaliações ao sábado.

A duração das avaliações é da responsabilidade do Docente ou da Coordenação do curso, excepto quando se realiza na época de exames. Neste sentido, agradecemos que os Docentes não se limitem a pedir a marcação da avaliação pelo tempo mínimo de duração de prova, devendo incluir além do tempo total de avaliação, o tempo de entrada e saída da sala e tempo extra para possíveis atrasos. Por norma, numa avaliação com duração de 1h30, deverá ser pedida a reserva de salas para 2h. Na época de exames, todas as avaliações têm a duração de 3h, conforme os blocos disponíveis no Campus Alameda e Tagus Park, e terão duração inferior a 3h quando explicitamente indicados pelo Docente.

Por motivos relacionados com a optimização logística da utilização das salas de Exame, o GOP poderá alterar as horas dos exames no Mapa de Exames Provisório, desde que não haja sobreposição de Exames com os do Mapa do ano imediatamente abaixo ou com os do Mapa do ano imediatamente acima.

Para mais informações acerca da Regulamentação das Avaliações contactar o Conselho Pedagógico.